18 de Fevereiro de 2015

24.entradas.jpg   Uma entrada muito diferente.

Ingredientes:

2kg de mexilhão

2dl de vinagre

2 fohas de louro

2 cravinhos

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

De véspera prepara-se o molho que será o vinagre com as folhas de louro, os cravinhos, o azeite, sal e pimenta. Deixa-se este molho num recipiente e vai-se mexendo de vez em quando com uma colher que não seja metálica. Depois de raspados e arranjados os mexilhões devem ser abertos numa chapa sobre lume forte. Retiram-se das conchas, limpam-se as “barbas” e colocam-se a escorrer em cima de um pano seco. Depois de bem escorridos espetam-se os mexilhões em palitos de madeira e levam-se a fritar em azeite. Escorrem-se sobre papel absorvente. Juntam-se num recipiente e regam-se com o molho preparado. O recipiente deve ser dimensionado por forma a que o molho cubra os mexilhões. Devem ficar marinados no frigorífico durante três dias sendo agitado o recipiente de vez em quando.

publicado por cozinhagula às 06:30

16 de Fevereiro de 2015

k9222826.jpg

 

Ingredientes:

4 fatias de pão caseiro tipo Mafra

250 gramas de cogumelos selvagens

3 dentes de alho

½ cebola média

4 colheres de sopa de azeite virgem

25gramas de manteiga

50ml de vinho branco seco

1 colher de sopa de salsa picada

Sal e pimenta

2pax.jpg

Preparação:

Numa frigideira, aqueça duas colheres de sopa de azeite com metade da manteiga. Junte os cogumelos e salteie em lume médio, mexendo por uns 4 minutos. Retire-os da frigideira e reserve-os quentes. Aqueça a restante manteiga e adicione o restante alho e a cebola ambos bastante picados. Salteie durante uns 4 minutos e no fim, junte o vinho branco. Deixe reduzir em lume médio por uns 3 minutos. Volte a colocar os cogumelos na frigideira e aqueça tudo até obter um molho grosso. Tempere com sal e pimenta. Aqueça uma chapa e torre em lume médio as fatias de pão, de ambos os lados. Esfregue as fatias de pão torrado com um alho descascado e cortado ao meio. Espalhe por cima o restante azeite mantendo o pão quente. Empilhe os cogumelos em cima do pão torrado, espalhe por cima a salsa picada e sirva de imediato.

publicado por cozinhagula às 06:18

13 de Fevereiro de 2015

30.porco.jpg  Saborosos para picar e provar um tinto.

 

Ingredientes:

350gramas de secretos

6 dentes de alho

2 fatias de broa de milho

Azeite Virgem

Flor de sal

2pax.jpg

Preparação:

Aqueça uma chapa e torre de ambos os lados a broa de milho regada com azeite. Quando a broa estiver bem dourada retire d lume e deixe arrefecer. Frite os dentes de alho esborrachados em azeite e quando estiverem meio cozinhados aumente o lume e grelhe os secretos cortados em pedaços com cerca de 3cm e salpicados com flor de sal. Corte a broa em quadrados pequenos, junte aos secretos e sirva de imediato.

publicado por cozinhagula às 06:30

11 de Fevereiro de 2015

19.asiático.jpg  Um prato de arroz e vegetais feito à moda de Goa.

 

Ingredientes:

200gramas de arroz basmati

200gramas de lentilhas vermelhas

100gramas de ervilhas congeladas

300gramas de couve-flor

2 tomates

2 cebolas

1 batata

1 malagueta vermelha

5 colheres de sopa de azeite

2 folhas de louro

Açafrão

Cominhos em grão

Colorau

Garam masala

1,5litros de água a ferver

Sal

4pax.jpg

Preparação:

Aqueça o azeite numa caçarola e refogue a cebola picada finamente. Junte a malagueta em rodelinhas e as folhas de louro. Polvilhe com um o pouco de açafrão, cominhos e colorau e deixe fritar por uns 2 minutos. Junte os tomates cortados em cubos e um pouco depois a couve-flor e a batata também cortada em pequenos cubos. Adicione o arroz, as lentilhas e as ervilhas e regue com a água a ferver. Tempere com sal e quando começar a ferver, tape o tacho e deixe cozinhar suavemente durante uns 25 minutos ou até o arroz estar aberto. Na altura de servir, perfume com um pouco de Garam masala e mexa com um garfo por todo o cozinhado para distribuir o aroma da especiaria.

publicado por cozinhagula às 06:30

09 de Fevereiro de 2015

03.lampada.jpg

Foi num recurso que descobrimos o “Canto dos Sabores”. Fica em Vendas Novas e para além de ser um restaurante moderno e “desafogado”, tem uma boa garrafeira e uma excelente cozinha. Provámos os torresmos do rissol, acabados de fritar. Secos e estaladiços como se querem com a flor de sal a salpicar o prato. Para o almoço vieram umas burras assadas no forno com migas de espargos e uma carne de porco do alguidar, bem frita a acompanhar as tradicionais migas alentejanas. Relação preço/qualidade muito acima da média. Vale a pena a viagem.

fotografia (2).PNG

Canto dos Sabores

Rua Capitão Janeiro Santana, lote 7 r/c

7080 Vendas Novas

Telf. 265 805 174

Encerra aos domingos ao jantar.

publicado por cozinhagula às 06:30

06 de Fevereiro de 2015

23.vegetariajna.jpg

Quase parece uma “morangoska” este nosso shot detox!

Pode fazer par com o shot de gaspacho andaluz.

 

Ingredientes:

400gramas de abóbora em cubos pequenos

200gramas de beterraba cozida

3 laranjas grandes

1 colher de sopa de manteiga

1 água de castello 20cl

Hortelã

Sal e pimenta

 

Preparação:

Leve a abóbora ao lume com a manteiga temperada com sal. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até a abóbora estar macia. Esprema o sumo às laranjas. Junte a beterrada à abóbora e triture tudo no robot ou com a varinha mágica. Adicione o sumo de laranja e coe tudo através de um passador de rede fina. Se lhe parecer demasiado espesso adicione um pouco da água de castello gelada. Perfume com pimenta moída na altura e leve ao frigorífico a refrescar bem. Sirva os shots enfeitados com uma folha de hortelã.

publicado por cozinhagula às 06:30

04 de Fevereiro de 2015

peixe forno.jpg

Quase uma salada morna este jantar com lulinhas..

 

Ingredientes:

600gramas de lula fresca pequena

300gramas de feijão branco cozido

3 colheres de sopa de azeite

4 colheres de sopa de cebola roxa picada

1 colher de sopa de coentros picados

Raspa e sumo de 1 limão

Sal e pimenta

2pax.jpg

Preparação:

Numa tijela misture o feijão, os coentros, o azeite, a cebola, o sumo e a raspa do limão. Tempere com sal e pimenta e reserve. Salpique as lulas de sal e grelhe-as sobre brasas quentes até ficarem douradas. Sirva as lulas sobre a salada de feijão branco e regue-as com um fio de azeite.

publicado por cozinhagula às 06:30

02 de Fevereiro de 2015

 

30.bolinhos.jpg

 

Ingredientes:

380gramas de açúcar

250gramas de margarina

200gramas de chocolate para culinária

100gramas de cacau em pó

100gramas de miolo de amêndoa

8 ovos

 

Preparação:

Aqueça o forno a 200 graus C. Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar durante uns 10 a 15 minutos. Unte uma forma com margarina, forre o fundo com papel vegetal e unte-o também. Polvilhe com farinha e reserve. Rale finamente o miolo de amêndoa. Parta o chocolate em quadradinhos, junte-lhes o cacau e a margarina partida também em pedacinhos e leve ao micro-ondas para derreter. Mexa com uma vara de arames até o chocolate ficar perfeitamente homogéneo. Bata as claras em castelo bem firme. Misture o creme de chocolate com as gemas batidas. Depois adicione e misture bem a amêndoa ralada. Finalmente, envolva pouco a pouco as claras em castelo. Leve ao forno e deixe cozer durante 50 minutos.

publicado por cozinhagula às 06:30

26 de Janeiro de 2015

k10352033.jpg

Ingredientes:

1 coelho

½ chouriço

600gramas de feijão branco cozido

2 cenouras

1 cebola

3 dentes de alho

80gramas de margarina

3 colheres de sopa de azeite

1 copo de vinho branco

1 folha de louro

½ ramo de salsa

Sal e piripiri

4pax.jpg

 

Preparação:

Corte o coelho em pedaços e tempere com os dentes de alho esborrachados, a folha de louro, a salsa e um pouco de piripiri. Regue com o vinho branco e o azeite e deixe assim de um dia para o outro. Pique a cebola e aloure-a na margarina. Junte-lhe os pedaços de coelho escorridos e deixe alourar. Corte as cenouras em rodelas e junte-as ao refogado. Deixe cozinhar um pouco e regue tudo com a marinada. Tape e deixe apurar sobre lume brando. Junte depois o feijão cozido e o chouriço em rodelas. Retifique os temperos e acabe de apurar.

publicado por cozinhagula às 06:30

24 de Janeiro de 2015

16.marisco.jpg  Aprendi a fazê-la no antigo "Novo Tarro" em Almada.

I

ngredientes:

400gramas de camarão 20/30

1 pão saloio pequeno

30 gramas de margarina

3 colheres de sopa de azeite

3 dentes de alho

1 gema

1 colher de sopa de coentros picados

Sal e pimenta

2pax.jpg

Preparação:

Ponha um tacho ao lume com água. Quando ferver com sal e introduza os camarões inteiros. Deixe ferver 2 minutos e retire-os com a escumadeira. Tire-lhes as cabeças e a casca. Reserve o miolo de camarão e volte a introduzir as cabeças e as cascas no caldo. Deixe ferver por uns 10 minutos. Coe o caldo e deite-o sobre o pão para embeber bem. Leve a margarina com o azeite a derreter num tacho. Esborrache e tire a pele aos dentes de alho e deite-os no tacho. Adicione o pão escorrido e mexa com uma colher de pão até obter uma açorda homogénea. Junte o miolo de camarão e envolva novamente tudo. Na altura de ir à mesa junte a gema, mexa bem e salpique com os coentros.

publicado por cozinhagula às 06:30

22 de Janeiro de 2015

 

k12683837.jpg

Ingredientes:

250gramas de arroz

1 molho de grelos de couve

1 cebola média

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

Pica-se a cebola e o alho e alouram-se no azeite. Juntam-se os grelos arranjados e cortados em juliana grosseira e deixam-se refogar um pouco. Rega-se o refogado com água, que deve ser duas vezes e meia o volume do arroz. Espera-se que levante fervura e introduz-se o arroz. Tempera-se com sal e pimenta. Reduz-se o lume e deixa-se o arroz cozer durante 20 minutos.

publicado por cozinhagula às 06:30

20 de Janeiro de 2015

k9885181.jpg   Na panela à moda da traineira…

Ingredientes:

1 polvo

2 cebolas

4 dentes de alho

4 tomates maduros

1 folha de louro

3 colheres de sopa de azeite

2dl de vinho verde

½ ramo de salsa

Sal e pimenta

 

Preparação:

 

Coza o polvo coberto de água na panela de pressão com a folha de louro, uma cebola e um dente de alho. Depois de cozido, escorra-o, separe os tentáculos de forma a que fiquem inteiros e corte a cabeça em pedaços pequenos. Corte a restante cebola em rodelas, pique os alhos e eleve a refogar com azeite num tacho. Tire a pele ao tomate, pique-o e junte-o ao refogado. Adicione duas colheres de sopa de salsa picada, mexa e deixe cozinhar em lume brando por uns 10 minutos. Junte o polvo e regue com o vinho verde. Tempere com sal e pimenta moída na altura e deixe apurar por mais 10 minutos. Antes de servir polvilhe com a restante salsa picada.

publicado por cozinhagula às 06:30

18 de Janeiro de 2015

18.saladas.jpg

Ingredientes:

150 gramas de massa folhada

2 pimentos verdes

2 pimentos vermelhos

2 tomates

50gramas de azeitonas verdes sem caroço

30gramas de azeite

2 colheres de sopa de orégãos

1 colher de sopa de nozes picadas

150 gramas de queijo de cabra

1 gema

Sumo de 1 lima

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

Corte os pimentos e os tomates em cubos pequenos. Aqueça parte do azeite numa frigideira e refogue aos poucos o pimento e o tomate, em lume médio. Retire e coloque de imediato numa taça de servir. Descasque os dentes de alho e lamine-os finamente. Refogue-os no restante azeite e, com os orégãos acrescente aos pedaços de pimento e tomate. Corte o queijo de cabra em pequenos cubos e junte também. Regue a salada com sumo de lima e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar tapado durante 1 hora, no frigorífico. Para os gressinos estenda a massa folhada em forma de quadrado sobre uma mesa polvilhada com farinha. Pique muito bem as azeitonas. Pré-aqueça o forno a 180 graus C. Bata a gema e pincele a massa com a mesma. Espalhe as azeitonas e as nozes sobre metade da massa e dobre a outra metade, cobrindo. Pressione bem a massa e pincele com a restante gema. Corte a massa em 20 tiras com aproximadamente 1cm de largura. Coloque os gressinos num tabuleiro coberto com folha de alumínio e leve ao forno com grelhador durante uns 10 minutos.

publicado por cozinhagula às 06:30

16 de Janeiro de 2015

LISTA DE COMPRAS.jpg

Distribuídos em Portugal pela cadeia PingoDoce estes corações doces de alface são fantásticos!

 

Preparação:

É essencial que os coloque num alguidar com água fresca durante pelo menos meia-hora. Depois, escorra ou centrifugue e  parta-os ao meio longitudinalmente e volte a corta-los de forma a obter quartos de coração de alface. Disponha-os no prato de servir e tempere-os  com uma pitada de sal grosso,  azeite virgem extra e sumo de limão. São óptimos para acompanhar salmão fumado, presunto, queijo fresco, morangos...

 

 

Capture.PNG

 

 

publicado por cozinhagula às 06:30

14 de Janeiro de 2015

Para encontrar qualquer post basta introduzir uma

001.PNG

palavra chave no motor de pesquisa do blog.

Pode também procurar pela data de publicação

 

 

 

 

 

53.hamburgers.jpg

Durante os atribulados dias de semana um jantar rápido pode ser a única solução.

 

 

Sépia à La Plancha (2012-05-18)

Bifinhos de Fricassé (2012-05-28)

Vazia Ristretto (2012-06-15)

Linguini com Salmão e Molho Rosa (2012-07-20)

Crostini de Bacalhau (2012-09-19)

Tagliatelle c/Tomate, Vaca e Queijo (2012-10-02)

Risotto c/Frango e Açafrão (2013-01-18)

Linguini c/Atúm, Azeitonas e Alcaparras (2013-01-20)

Goujons de Solha c/Maionese de Alho (2013-01-24)

Salmão em Massa Folhada (2013-04-04)

Esparguete com Camarão (2013-05-19)

Gambas Nova Goa (2013-08-14)

Risotto de Bróculos e Amêijoas (2013-08-18)

O Esparguete da Sogra (2013-09-01)

Vaca no Wok c/Sésamo (2013-10-19)

Salada de Atum à Provençal (2013-10-21)

Guisado Picante c/Grão (2013-11-28)

Camarões Picantes no Wok (2013-12-02)

Chateaubriand (2014-04-10)

 

 

 

 

 

 

publicado por cozinhagula às 06:30

12 de Janeiro de 2015

11.sopas.jpg   Rústico…

Ingredientes:

250gramas de chouriço

1kg de batatas

1 pimento verde

1 pimento amarelo

1 pimento vermelho

4 cebolas

3 dentes de alho

3 colheres de sopa de azeite

1 folha de louro

½ colher de café de açafrão

750ml de caldo de legumes (ver receita 2012-05-19)

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

Corte os pimentos e retire as sementes. Corte-os em tiras. Pique o alho muito fino. Corte as cebolas às rodelas também finas. Corte as batatas em cubos pequenos. Retire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Aqueça o azeite num tacho em lume médio. Acrescente os pimentos e deixe refogar por uns 5 minutos, mexendo sempre. Retire o pimento do tacho e reserve. Junte as cebolas e o chouriço e aloure durante 3 minutos. Acrescente o alho e refogue por mais 2 minutos. Junte as batatas, o louro e o açafrão e regue com o caldo de legumes. Cozinhe tapado em lume médio durante cerca de 20 minutos. Volte a envolver o pimento reservado deixando apurar e tempere com sal e pimenta.

publicado por cozinhagula às 06:30

10 de Janeiro de 2015

42.guisado.jpg

Muito fácil de cultivar em qualquer vaso numa janela, varanda ou quintal, o alecrim permite-nos perfumar esta vitela guisada.

 

Ingredientes:

700gramas de vitela para assar

1 cebola

3 dentes de alho

200gramas de tomate maduro

50gramas de azeitonas verdes sem caroço

1 colher de sopa de alcaparras

2 anchovas

½ copo de vinho branco

3 colheres de sopa de azeite

3 hastes de alecrim

1 folha de louro

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

Corte a vitela em cubos. Aqueça o azeite numa frigideira e aloure de todos os lados a carne. Reserve. Descasque e pique a cebola e o alho e refogue com o alecrim e o louro no restante azeite. Escalde os tomates e retire-lhes a pele e as sementes. Corte-os em cubos e coloque-os na frigideira novamente com os cubos de vitela, o vinho branco, as azeitonas e as alcaparras. Pique as anchovas e acrescente. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante uns 40 minutos.

publicado por cozinhagula às 06:30

08 de Janeiro de 2015

24.entradas.jpg

Ingredientes:

12 cogumelos médios

4 tomates secos

50gramas de miolo de noz

100gramas de queijo fresco

50gramas de queijo curado

2 colheres de sopa de coentros picados

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

Escorra bem os tomates secos e pique-os. Toste as nozes numa frigideira, sem gordura. Misture as nozes também picadas com o tomate e o queijo fresco e tempere com sal e pimenta. Lave as cabeças dos cogumelos, retire toda a humidade e encha com o recheio. Unte um tabuleiro com azeite e disponha nele os cogumelos. Leve a gratinar em forno quente por uns 7 minutos. Polvilhe com o queijo curado acabado de ralar e deixe ficar no forno mais uns 5 minutos. No prato de servir, salpique os cogumelos com os coentros frescos picados.

 

publicado por cozinhagula às 06:30

06 de Janeiro de 2015

26.jpg   Vamos fazer pastelinhos de Belém?

 

Ingredientes:

500gramas de farinha

500gramas de margarina

200gramas de açúcar

2,5dl de água

5dl de natas gordas

8 gemas

1 colher de chá de farinha maisena

Casaca de ½ limão

Sal

 

Preparação:

Derrete-se o sal na água morna e divide-se a gordura em 3 partes iguais. Coloca-se a farinha sobre uma mesa de trabalho, faz-se uma cova ao centro e deita-se aí a água. Amassa-se a mistura até ficar

Homogénea e deixa-se descansar cerca de 20 minutos. Estende-se a massa de forma a obter-se um quadrado. Amassa-se um pouco a gordura de forma a ficar com a consistência da massa. Barra-se com um terço da margarina toda a massa, deixando por barrar uma tira com a largura de um dedo, em volta do quadrado. Dobra-se a massa de baixo para cima e da esquerda para a direita, tendo como principal preocupação o alinhamento das pontas e dos lados. Estende-se a massa com um rolo até se formar de novo um quadrado. Barra-se de novo com o segundo terço da margarina e procede-se da mesma forma. Repete-se esta operação com a restante gordura. Finalmente, estende-se a massa o mais fina possível, corta-se em tiras e enrolam-se de modo a obterem-se rolos compridos. Cortam-se em bocados de 2 a 3 cm. Forram-se as forminhas com a massa preparada. Entretanto, prepara-se o creme misturando o açúcar com as gemas, as natas, a farinha maisena e a casca de limão. Leva-se a mistura ao lume até levantar fervura. Retira-se do calor e quando estiver morno enchem-se as caixas de massa. Coze em forno muito quente (270 graus C).

publicado por cozinhagula às 06:30

04 de Janeiro de 2015

preparar514.jpg

Aos domingos este cozido é tradição nas casas de Viana do Castelo.

 

Ingredientes:

½ galinha gorda

400gramas de presunto

350gramas de carne de vaca (aba grossa)

½ salpicão

250gramas de orelha de porco fumada

1 couve tronchuda

3 cenouras

5 batatas

350gramas de arroz

1 cebola

1dl de azeite

200gramas de miúdos de frango

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

Coze-se em água a ferver a galinha, a carne de vaca e a orelha de porco fumada. Quando a galinha estiver meio cozida, metem-se na panela 350gramas do presunto e o salpicão. Meia hora depois juntam-se as couves, as cenouras e as batatas e deixa-se ferver mais meia hora. Entretanto pica-se a cebola e, num alguidar de barro, aloura-se com o azeite. juntam-se os miúdos de frango e o restante presunto cortado aos bocadinhos. Deixa-se refogar. Rega-se o refogado com água (o mesmo volume do arroz), tempera-se com sal e pimenta, deixa-se levantar fervura e junta-se o arroz lavado e escorrido. Logo que volte a ferver introduz-se o alguidar no forno e deixa-se o arroz cozer até ficar seco e solto.

publicado por cozinhagula às 06:30

02 de Janeiro de 2015

03.lampada.jpg

“Enquanto ele aspira nós vamos adiantando o almoço.” O nosso novo auxiliar chama-se iRobot Roomba 630 e é um excelente aliado para quem não consegue ter tempo para tudo! Usando o patenteado sistema de limpeza de 3 fases, o Roomba aspira rigorosamente cada secção do seu chão várias vezes. Com a tecnologia AeroVac e um novo desenho de escovas, está melhor equipado para lidar com fibras como cabelos, pelos de animais, cotão e sujidade de tapetes. Um fluxo de ar otimizado retira os pelos das escovas do Roomba e levam-nos para o saco AeroVac, permitindo-lhe encher de forma mais concentrada. Aspira poeira, terra, pó e detritos dos tapetes, chãos de madeira, mosaico e laminados. Uma escova lateral limpa os cantos das paredes enquanto uma escova em contra-rotação apanha a poeira, terra, detritos e pelos do chão. Com a Tecnologia de Limpeza iAdapt, o sistema de sensores e software avançados da iRobot, o Roomba escolhe de entre dúzias de comportamentos robóticos mais de 60 vezes por segundo. Isto permite limpar com mais eficácia, fazendo múltiplas passagens sobre cada secção. O Roomba chega sem esforços por baixo e à volta dos móveis, evitando escadas e seguindo as paredes. O Dirt Detect incorporado no Roomba é um sensor acústico para encontrar áreas mais sujas e investir mais tempo nessas zonas. Quando a bateria ficar fraca o Roomba volta à sua base para se ligar e recarregar entre limpezas.

Em 2015 vamos ter muito mais tempo para a cozinha!

fotografia.JPG

 

 

publicado por cozinhagula às 06:30

28 de Dezembro de 2014

17.espanha.jpg

Uma boa ideia para ir passando o resto do tempo no ano velho será experimentarmos alguns dos clássicos de “nuestros hermanos”.

 

Ingredientes:

2 baguetes bem cozidas

50gramas de secretos de porco ibérico

50gramas de lombo de vaca

50gramas de salmão fumado

50gramas de atum fresco

50gramas de presunto serrano

8 camarões 20/30

4 tomates maduros

4 pimentos de padrón

½ cebola roxa

5 dentes de alho

½ pimento amarelo

100 gramas de maionese

1 folha de louro

Azeite virgem

Coentros

Cebolinho

Flor de Sal

4pax.jpg

Preparação:

Corte o pão em fatias oblíquas com cerca de 1cm de espessura. Esmague um alho e incorpore-o na maionese. Reserve. Num robot triture a uma velocidade alta 2 tomates. Tempere com sal e reserve.

 

Pincho Secreto:

Grelhe os secretos salpicados de sal em pedaços finos com o comprimento máximo da fatia do pão. Frite os pimentos de padrón em azeite. Salpique-os com sal. Em quatro fatias de pão espalhe um pouco de maionese de alho, junte os secretos e adicione por cima um pimento de padrón. Salpique com cebolinho.

 

Solomillo:

Esmague um alho e frite-o com o louro e os 4 pedacinhos de lombo de vaca por uns 2 minutos. Em quatro fatias de pão espalhe um pouco de maionese de alho, junte a carne e sirva bem quente.

 

Pincho de Salmón:

Em quatro fatias de pão espalhe um pouco da pasta de tomate preparada, regue com azeite virgem e junte-lhes o salmão fumado finamente fatiado. Salpique com coentros frescos acabados de picar.

 

Pincho de Pescado:

Numa frigideira refogue em três colheres de azeite, a cebola picada com um dente de alho. Adicione o tomate e metade do pimento amarelo também picado e deixe cozinhar até apurar. Grelhe os filetes de atum salpicados de sal num pouco de azeite. Em quatro fatias de pão espalhe generosamente o refogado preparado. Junte os filetes de atum, regue com um fio de azeite e salpique tudo com coentros frescos acabados de picar.

 

Pincho Serrano:

Em quatro fatias de pão espalhe generosamente a pasta de tomate anteriormente preparada. Regue com azeite virgem e espalhe sobre o pão as taliscas de presunto.

 

Pincho de Gamba:

Descasque as gambas, retire-lhes o veio intestinal e frite-as em azeite com dois dentes de alho muito picados. Tempere com sal e piripiri. Reserve. Em quatro fatias de pão espalhe um pouco de maionese de alho, junte o restante pimento amarelo em tirinhas muito finas, coloque por cima duas gambas por fatia de pão e regue tudo com um pouco do molho onde fritou os camarões. Salpique com cebolinho.

publicado por cozinhagula às 06:30

26 de Dezembro de 2014

26.jpg

Um clássico.

Há mais de vinte anos, fazia-o aos sábados de tarde para o comer no resto do fim de semana.

 

Ingredientes:

1 lata de ananás em calda

50gramas de ginjas em calda

1 chávena de açúcar

1 chávena de farinha

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de chá de fermento em pó

3 ovos

 

Preparação:

Derrete-se a manteiga dentro da própria forma que de preferência será redonda com 28cm de diâmetro e sem “buraco”. Polvilha-se com açúcar e enfeita-se o fundo da forma com as rodelas de ananás e as ginjas. Batem-se as gemas com o açúcar, juntam-se 5 colheres de sobremesa da calda do ananás e depois dos ovos estarem bem homogéneos adiciona-se a farinha com o fermento em pó. Batem-se as claras em castelo e incorporam-se na massa. Deita-se o preparado na forma e leva-se ao forno a 180 graus por uns 40 minutos.

 

publicado por cozinhagula às 06:30

22 de Dezembro de 2014

pudins.jpg

Ingredientes:

10 fatias de pão de forma aparado

1L de leite

2 chávenas de açúcar

3 colheres de sopa de margarina

2 ovos

100gramas de sultanas

1 cálice de Rum

Canela

Raspa da casca de 1 limão

 

Preparação:

Aqueça o forno a 220 graus C. Ferva o leite com a margarina e deite-o sobre o pão. Deixe embeber bem. Triture com a ajuda de uma varinha mágica ou do robot, o açúcar, os ovos, metade das sultanas, um pouco de canela e a raspa da casca do limão. Adicione o pão com o leite e bata de novo até estar bem desfeito. Finalmente junte as restantes sultanas e o rum e envolva bem. Deite numa forma de pudim previamente caramelizada e dentro de um tabuleiro com água quente coza no forno durante 40 minutos. Depois de frio desenforme e leve umas horas ao frigorífico.

publicado por cozinhagula às 06:30

20 de Dezembro de 2014

pudins.jpg 

Se precisar que esta sobremesa solidifique rapidamente,

coloque-a a refrescar no congelador.

 

Ingredientes:

1 lata pequena de pedaços de manga em calda

1 pacote de gelatina de manga e pêssego

4 iogurtes cremosos naturais ou de manga

4pax.jpg

Preparação:

Escorra a manga e leve a calda ao lume até levantar fervura. Distribua os pedaços de manga por taças individuais. Dissolva a gelatina na calda a ferver e junte-lhes os iogurtes, misturando bem com uma vara de arames. Deite nas taças individuais e leve ao frigorífico.

publicado por cozinhagula às 06:30

18 de Dezembro de 2014

k13964578.jpg 

Ingredientes:

800gramas de cordeiro de leite

300gramas de feijão encarnado cozido

200gramas de arroz agulha

1 cebola

3 tomates maduros

4 dentes de alho

1dl de azeite para fritar

2 folhas de louro

1L água

50gramas de margarina

2 colheres de sopa de azeite virgem

Sal e piripiri

4pax.jpg

 

Preparação:

Descasque e pique a cebola. Leve-a ao lume juntamente com uma folha de louro, a margarina e o azeite. Quando a cebola começar a alourar junte o tomate pelado e sem sementes e deixe cozinhar sobre lume brando até este se começar a desfazer. Adicione o arroz e deixe fritar um pouco, mexendo. Regue com a água a ferver, junte o feijão cozido, tempere com sal e piripiri e tape o tacho. Deixe cozinhar por uns 20 minutos. Tempere com sal e frite os pedaços de cordeiro em azeite quente. Adicione o restante louro e o alho picado e tempere com piripiri. Deixe fritar o borrego até estar tostado. Sirva por cima do arroz de feijão

publicado por cozinhagula às 06:30

16 de Dezembro de 2014

36.empada.jpg  Faz-se no Alto Barroso com um pouco de vitela da região.

 

Ingredientes:

1,5kg de massa de pão (ver receita 2012-xx-xx)

300gramas de bifinhos de vitela

200gramas de presunto

1 chouriço de carne

1 salpicão

2 cebolas

1 ramo de salsa

Banha de porco

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

Temperam-se os bifinhos com sal e pimenta e fritam-se num pouco de banha. Divide-se a massa ao meio e forra-se com ela um tabuleiro grande. Dispõem-se por cima o presunto fatiado, o chouriço e o salpicão cortados às rodelas, as cebolas também finamente fatiadas, salsa grosseiramente cortada e os bifinhos de vitela. Rega-se tudo o molho que se formou no fritar dos bifes e tapa-se com a restante massa de pão fechando bem a junção. Pica-se toda a bola com um garfo, espalha-se por cima bocadinhos de banha e leva-se a cozer em forno bem quente.

publicado por cozinhagula às 06:30

14 de Dezembro de 2014

26.jpg

Feitas com pão de forma verdadeiro estas rabanadas

são de comer e chorar por mais…

 

Ingredientes:

12 fatias de pão de forma de véspera

1 colher de sopa de manteiga

300gramas de açúcar

250gramas de mel

7,5dl de vinho tinto

2 paus de canela

2 casquinhas de limão

2 gemas

2 ovos

1 colher de sobremesa de canela em pó

 

Preparação:

Leva-se ao lume o açúcar com a 2dl de água, a manteiga, o pau de canela, a casca de limão e uma pitada de sal. Deixa-se ferver durante 5 minutos. Retira-se do lume e introduzem-se as fatias de pão cortadas com 1cm de espessura na calda bem quente. Escorrem-se e em seguida, passam-se pelas gemas batidas com os ovos inteiros e fritam-se em óleo bem quente. À medida que se vão fritando as rabanadas colocam-se numa travessa ou prato fundo e polvilham-se com açúcar e canela. À parte mistura-se o vinho com o mel e a canela em pó. Leva-se ao lume até levantar fervura e deita-se sobre as rabanadas. Viram-se com cuidado para não se partirem. Servem-se no dia seguinte.

publicado por cozinhagula às 06:30

12 de Dezembro de 2014

pimentos300.jpg

Estes pimentos com legumes estufados acompanham bem

uns secretos de porco preto braseados.

 

Ingredientes:

4 pimentos vermelhos

40gramas de margarina

1 cebola roxa

2 dentes de alho

2 courgettes pequenas

150gramas de tomate cereja

30gramas de azeitonas pretas em rodelas

2 colheres de sopa de azeite virgem

1 colher de sobremesa de alcaparras

orégãos

sal

4pax.jpg

 

Preparação:

Aqueça o forno a 180 graus. Lave os pimentos, corte-lhes uma tampa e retire-lhes as sementes. Salpique o interior com sal, sacuda bem e deixe escorrer um pouco com a parte cortada virada para baixo. Unte o tabuleiro do forno com margarina. Coloque os pimentos com as respectivas tampas no tabuleiro e leve ao forno. Derreta a margarina numa frigideira e junte a cebola em fatias finas. Deixe cozinhar até alourar. Adicione a courgette em cubos e os tomates cereja cortados ao meio. Regue com o azeite virgem, mexa, tape e deixe suar até os legumes estarem macios. Retire do lume, adicione as azeitonas e as alcaparras e salpique com orégãos. Distribua o recheio pelos pimentos e leve ao forno cerca de 15 minutos.

publicado por cozinhagula às 06:30

10 de Dezembro de 2014

33.exóticos.jpg

Ingredientes:

3 peitos de frango

40gramas de margarina

1 couve chinesa pequena

1 manga

200gramas de iogurte grego

30gramas de miolo de noz

8 tortilhas de trigo

½ lima

1 colher de sopa de cebolinho picado

Sal e pimenta

4pax.jpg

Preparação:

Esfregue bem de todos os lados os peitos de frango com a secção cortada da lima e tempere-os de sal e pimenta moída na altura. Derreta a margarina numa frigideira, junte os peitos de frango e aloure-os de todos os lados sob lume forte. Reduza o lume, tape e deixe-os cozinhar por uns 10 minutos. Corte a couve chinesa em tiras de 1 cm, lave e escorra bem. Apague o lume, reserve os peitos de frango, introduza as tiras de couve na frigideira e misture com o molho que se formou. Descasque a manga, corte a polpa em pequenos cubos e junte ao iogurte. Tempere com sal, pimenta moída e o cebolinho. Desfie o frango, junte-o à couve chinesa, salpique com as nozes grosseiramente picadas e envolva com o molho de iogurte e manga. Distribua o preparado pelas tortilhas de trigo, embrulhe-as em forma de wrap (tubo), sele-os com película aderente e leve ao frigorífico até à altura de servir.

publicado por cozinhagula às 06:30

08 de Dezembro de 2014

 

k9220620.jpg

Ingredientes:

350 gramas de bacalhau demolhado e limpo

170gramas de farinha

250 gramas de água

1 colher de chá de fermento em pó

75gramas de margarina

5 ovos

1 colher de sopa de salsa picada

1 tira de casa de limão

Sal e pimenta

50.robot.jpg

Preparação:

Deite no copo do robot a água, adicione o bacalhau e com o acessório de mexer programe 5 minutos na velocidade 1 a temperatura de 120 graus. Coe o bacalhau e reserve a água da cozedura. No processador de alimentos com a lâmina de corte desfie o bacalhau durante uns 15 segundos. No copo do robot coloque a água reservada, a margarina, a casca de limão e programe com o acessório de mexer durante 3 minutos a 100 graus a velocidade 2. Aqueça o forno a 200 graus. Misture muito bem a farinha com o fermento em pó. Retire a casca de limão e junte a mistura de farinha de uma só vez. Programe com o acessório “K” instalado 30 segundos na velocidade 5. Espere que a temperatura da massa baixe aos 50 graus. Retire a massa do copo e com o copo novamente limpo e a vara de arames instalada bata os ovos durante 1 minuto na velocidade 5. Adicione a massa anteriormente preparada e envolva tudo na velocidade 4 utilizando novamente o acessório “K”. Faça pequenas bolas de golfe e leve ao forno por uns 30 minutos num tabuleiro untado com magarina.

publicado por cozinhagula às 06:30

06 de Dezembro de 2014

05.jpg

 

Gostamos delas frias com batatas fritas bem quentinhas e uma salada colorida!

 

Ingredientes:

4 perdizes

3dl de azeite

3dl de vinagre

12 dentes de alho

Sal e piripiri

 

4pax.jpg

Preparação:

Colocam-se todos os ingredientes inclusive os dentes de alho com casca numa panela que será tapada com o testo invertido ou um prato de sopa a fazer de tampa cheio de água fria. Deixam-se cozer as perdizes em lume muito brando, adicionando mais água na tampa da panela sempre que esta evapore. Depois de bem cozinhadas conservam-se as perdizes neste molho e deixam-se de um dia para o outro no frigorífico.

publicado por cozinhagula às 06:30

04 de Dezembro de 2014

k9885181.jpg

Tradicionais do Ribatejo são um bom complemento depois

de um prato de presunto ibérico.

 

Ingredientes:

1 kg de tomate maduro

2 cebolas médias

2 dentes de alho

4 ovos

4 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de farinha

1 ramo de salsa

1 folha de louro

Sal e pimenta

2pax.jpg

Preparação:

Picam-se as cebolas e os alhos grosseiramente e levam-se ao lume com o azeite, o louro e a salsa. Quando a cebola estiver macia, junta-se o tomate em pedaços e tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Deixa-se cozer, esmagando o tomate. Depois de tudo bem apurado passa-se, passa-se por um passador. Leva-se novamente ao lume juntando a farinha necessária para obter um creme espesso. Deixa-se cozer a farinha, rectificam-se os temperos e junta-se uma pitada de açúcar caso o tomate esteja demasiado ácido. Abrem-se os ovos para dentro do molho e deixam-se escalfar.

publicado por cozinhagula às 06:30

02 de Dezembro de 2014

19.asiático.jpg

Em forma de triângulos estes estaladiços pasteis em forma de chamuças, são uma deliciosa mistura de sabores.

 

Ingredientes:

600gramas de mistura chinesa de vegetais congelada

10 folhas de massa philo

3 colheres de sopa de molho de soja

1colher de sobremesa de coentros frescos picados

1 colher de chá de gengibre fresco picado

50gramas de margarina líquida

piripiri

4pax.jpg

Preparação:

Aqueça o forno a 200 graus C. Num wok saltei durante um minuto o gengibre bem picado. Adicione os vegetais e saltei-os também sobre lume médio até os legumes estarem cozinhados. Tempere-os com o molho de soja e umas gotas de piripiri líquido. Deixe arrefecer. Entretanto desenrole as folhas de massa philo e corte-as ao meio a todo o comprimento. Pincele cada tira com margarina líquida e dobre-a ao meio de forma a obter uma tira com o mesmo comprimento e metade da largura. Numa das pontas coloque uma colher de sopa dos legumes salteados. Dobre a massa em triângulo sobre o recheio, e depois sobre si própria. Repita as operações até esgotar a massa. Leve os pasteis ao forno até estarem dourados e estaladiços, o que pode demorar cerca de 15 minutos.

publicado por cozinhagula às 06:30

28 de Novembro de 2014

26.jpg

Ingredientes:

3 folhas de gelatina

1 lata de leite condensado

4 ovos

½ lata de polpa de maracujá

4pax.jpg

Preparação:

Coloque a gelatina de molho m água fria. Misture bem o leite condensado com as gemas e leve ao microondas durante 6 minutos na potência máxima, mexendo a meio do tempo com uma vara de arames. Adicione a gelatina escorrida e mexa até dissolver. De seguida junte a polpa de maracujá. Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as suavemente. Distribua por tacinhas leve ao frigorífico.

 

publicado por cozinhagula às 10:30

26 de Novembro de 2014

 

LISTA DE COMPRAS.jpg

Para os verdadeiros amantes do presunto a “talisca”, ou seja a fatia que se corta do presunto, deve ser o mais fina e extensa possível.

Para conseguirmos os melhores resultados é imprescindível dispormos na nossa cozinha de uma faca adaptada, com a lâmina comprida.

As melhores facas para presunto são as de Albacete. Comprei há muitos anos uma Arcos Latina. Dá gosto olhar o gume da faca e perceber o desgaste da lâmina a mostrar já uma ligeira curvatura.

 

Capture.PNG

 

 

 

publicado por cozinhagula às 06:30

24 de Novembro de 2014

guarnições.jpg 

Ao que parece, da Beira-Alta a Trás os Montes são assim chamados os pobres feijões “pequeninos”…

 

Ingredientes:

300 gramas de feijão frade

500 gramas de couve galega

Azeite e vinagre

Sal

4pax.jpg

Preparação:

Demolha-se, coze-se e escorre-se o feijão frade. Corta-se a couve galega como se fosse para caldo verde e coze-se na água que serviu para o feijão. Quando as couves estiverem tenras junta-se-lhe novamente o feijão e deixa-se ferver 1 minuto. Escorre-se tudo muito bem e coloca-se numa travessa de ir à mesa. Tempera-se com azeite e vinagre e vai à mesa para acompanhar “qualquer coisa”.

publicado por cozinhagula às 06:30

22 de Novembro de 2014

15.jpg

A família Soares, proprietária de uma cadeia de garrafeiras no Algarve, adquiriu em 1998 a Herdade da Malhadinha Nova.

 

Enólogo: Luis Duarte e Nuno Gonzalez

Produtor: Herdade da Malhadinha Nova

 

Castas: Alicante Bouschet, Tinta Miúda, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon.

Notas de Prova: Cor intensa, aroma a frutos negros maduros, tabaco, especiarias. Vinho volumoso com taninos fortes a mostrarem bem o estágio em barrica. Final longo, muito equilibrado.

Acompanhamento: Carnes Vermelhas, Porco Preto, Queijo.

malhadinha-2011-vinho-tinto-herdade-da-malhadinha-

Temperatura de Consumo: entre 16 e 18 graus C.

 

Preço: entre 29 e 32€

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por cozinhagula às 06:30

20 de Novembro de 2014

16.marisco.jpg  Utilizamos no robot a opção de cozinhar a vapor.

Ingredientes:

1 Sapateira

700 gramas de camarão 20/30

1 copo de vinho branco

1 colher de sopa de mostarda

6 grãos de pimenta preta

1 folha de louro

1 colher de sopa de pickles picados

1 colher de sopa de pão frito em quadradinhos

1 litro de água do mar

 

4pax.jpg

 

Preparação:

Com o acessório de cozinhar a vapor instalado aquecemos a água a 140 graus durante 12 minutos. Juntam-se as gambas e programa-se mais 5 minutos à mesma temperatura. Retiram-se os camarões da panela e colocam-se numa taça com gelo picado até arrefecerem. Escorrem-se e reservam-se. Na mesma água adiciona-se metade da mostarda, o vinho, os grãos de pimenta e a folha de louro. Coloca-se a sapateira que deve estar viva e programa-se 140 graus durante 40 minutos. Depois da sapateira cozida e arrefecida retira-se todo o conteúdo da carapaça para o copo multifunções do robot com a lamina de picar/amassar e junta-se o resto da mostarda, os pickles e o pão frito. Mistura-se tudo até ficar homogéneo e volta-se a encher a carapaça que vai como é habitual à mesa.

 

 

 

 

sapateira1.JPG

sapateira 2.JPG

 

 

 

 

 

publicado por cozinhagula às 06:30

18 de Novembro de 2014

Para encontrar qualquer post  basta introduzir uma 

001.PNG

palavra chave no motor de pesquisa do blog.

Pode também procurar pela data de publicação.

 

 

 

 

 

16.marisco.jpg

As receitas são essencialmente moçambicanas.

Foram trazidas de África pelos meus pais que muito gostavam destas coisas...

 

Caldeirada de  Cabrito (22.Jun.2012)

Cachupa Rica (25.Jul.2012)

Mufete (29.Jul.2012)

Molho de Piripiri (17.Set.2012)

Pie de Galinha (2.Nov.2012)

Camarões à Fábrica (13.Set.2013)

Bolo Catembe (3.Fev.2014)

Camarão à Fábrica 2 (16.Abr.2014)

Moamba de Galinha (12.Nov.2014)

 

 

 

 

publicado por cozinhagula às 06:30

pesquisar
 
Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
30
31


arquivos
2018:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2017:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2016:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2015:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


subscrever feeds
blogs SAPO