Recriar a tradição galega de comer o “pulpo cocido” sobre batatas em rodelas finas, azeite, alho e pimentão doce. Cá por casa só falta mesmo a tábua onde se serve o polvo…
Ingredientes para o polvo:
1 polvo com cerca de 1,2 Kg
1 cebola média
50 gramas de azeite
4 dentes de alho
salsa
Sal e pimentão doce
Ingredientes para as batatas pobres:
3 batatas médias
1 cebola grande
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água
sal
Preparação:
Coza o polvo na panela de pressão coberto de água com a cebola descascada e duas colheres de chá de sal. Quando apitar reduza o lume e cozinhe por 20 minutos. Arrefeça o polvo e corte-o em rodelas. Reserve.
Inicialmente as batatas pobres eram preparadas em sertãs num pouco de azeite e água em lume muito brando. Sugere-se utilização de frigideira sem óleo assim depois de descascar, lavar e secar as batatas, corte-as em fatias finas e coloque-as no fundo da frigideira sem óleo. Descasque a cebola, lave-a e corte-a também em fatias. Junte-a às batatas, regue com uma colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de água, salpique-as com sal e programe 20 minutos a 200 graus. Quando o tempo terminar volte a juntar outra colher de sopa de azeite e água e programe mais 20 minutos a 200 graus.
Entretanto numa sertã junte as 50 gramas de azeite, os dentes de alho pelados, e laminados e saltei o polvo durante uns 4 minutos.
Para servir coloque as batatas pobres no fundo de uma travessa (se estivéssemos em Bayona ou Betanzos usaríamos a tábua…) junte por cima o polvo salteados, polvilhe de pimentão doce e um pouco de salsa muito picada.