Ingredientes:
1 polarda (cerca de 2,5kg)
100 gramas de toucinho gordo
100 gramas de fígado de galinha
100 gramas de bacon
150 gramas de castanhas congeladas
50 gramas de azeitonas verdes
50 gramas de miolo de noz
100 gramas de margarina
0,5 dl de vinho do Porto
1 copo de vinho branco seco
6 dentes de alho
25 gramas de rúcula
manjericão fresco
sal e pimenta
Preparação:
Corte o toucinho gordo, os fígados e o bacon em cubos pequenos. Leve o toucinho a derreter numa frigideira, junte o bacon e deixe alourar. Adicione os fígados e as castanhas e cozinhe um pouco mais. Coloque numa tigela e tempere com sal, pimenta e folhas de manjericão fresco. Guarde no frio até atingir os 5 graus C.
Depois, junte as azeitonas verdes sem caroço, o miolo de noz e o vinho do Porto. Misture com cuidado, rectifique os temperos e reserve.
Abra a polarda pelo esterno e pacientemente retire todos os ossos do esterno e coluna deixando apenas as asas e pernas. Corte o pescoço, deixando-lhe a pele de forma a poder usá-la para tapar a abertura do pescoço. Lave e seque-o com papel absorvente. tempere o interior com sal e pimenta e recheie-o com o preparado adicionando por cima uma mão cheia de folhas de rúcula selvagem. Com a ajuda de uma agulha grossa e de fio de cozinha coza a barriga e o bucho para impedir o recheio de sair. Ate-o de maneira a prender as coxas e as asas de forma a impedir que se deforme no forno.
Coloque a polarda sobre um tabuleiro de forno, tempere com sal e pimenta e espalhe por cima a margarina cortada em bocadinhos e os dentes de alho descascados e esmagados. Introduza no forno frio e leve a cozer progressivamente até aos 210 graus C durante cerca de 2 horas e meia. Regue frequentemente o capão e vire-o para não assar sempre na mesma posição. Retira o molho que se vá formando no tabuleiro, misture-o com vinho branco e volte a refrescar a polarda.