Tarte de galinha tradicional da África do Sul
Ingredientes:
2 embalagens de massa folhada fresca
1 galinha
6 malaguetas
12 grãos de pimenta
3 cravinhos
2 cenouras
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de tapioca
1 copo de vinho branco
1 gema de ovo
1 ovo cozido
sumo de 1 limão
noz moscada
Preparação:
Leve a galinha ao lume numa panela com água, temperada com noz moscada, as malaguetas inteiras, os grãos de pimenta, os cravinhos, as cenouras inteiras peladas e os alhos. Deixe cozer lentamente. Assim que a carne estiver cozida e tenra retire do lume e reserve. Escorra a galinha e, depois de arrefecer, retire-lhe a pele e desfie a carne.
Entretanto, demolhe a tapioca. Logo que esteja macia misture com a galinha desfiada e leve ao lume fervendo lentamente. Quando a tapioca começar a ficar translúcida adicione o vinho branco, as cenouras em farrapos, a gema de ovo batida e o sumo de limão. Mexa muito bem até engrossar o molho.
Estenda uma embalagem de massa folhada e forre uma forma desmontável com 22cm de diâmetro de forma a garantir que a massa atinga o topo das paredes da forma. Espalhe o preparado pela forma e cubra com o ovo cozido em rodelas. De seguida, coloque por cima a massa folhada da outra embalagem, fazendo-a aderir bem aos bordos da restante massa.
Abra alguns orifícios com a ponta de uma faca afiada para deixar libertar o vapor que se liberta durante a cozedura. Coza em forno a 220 graus durante cerca de 30 minutos.